sexta-feira, 12 de maio de 2006

Titãs - Epitáfio



Devia ter amado mais,
Ter chorado mais,
Ter visto o sol nascer...

Devia ter me arriscado mais,
e até errado mais.
Ter feito o que eu queria fazer...

Queria ter aceitado
as pessoas como elas são.
Cada um sabe a alegria,
e a dor que traz no coração.

O acaso vai me proteger,
Enquanto eu andar distraído...
O acaso vai me proteger,
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos,
e trabalhado menos.
Ter visto o sol se por...

Devia ter me importado menos,
com problemas pequenos...
Ter morrido de amor!

Queria ter aceitado
a vida como ela é,
A cada um cabe alegrias,
e a tristeza que vier...


Esta música tem passado com alguma intensidade nas rádios nacionais pela voz do Tim, vocalista dos Xutos & Pontapés, só que a versão original vem do outro lado do atlântico. Vem dos Titãs, uma banda brasileira. Esta música tem algo que me arrepia, tem algo que não sei descrever, não sei se será por causa do sotaque brasileiro ou outra coisa qualquer, mas esta música toca-me sempre que a ouço. E não é por causa do medo da morte, mas sim do medo de não ter aproveitado a vida. Pensa-se tanto em evitar a morte que uma pessoa se esquece de viver.

Este epitáfio, está fraquinho, pois já estive a imaginar como seria o meu. Na minha lápide estaria escrito algo do género:

Aqui jaz um grande herói que morreu para salvar um tremoçal. Deu a sua vida, quando os extraterrestre se preparavam para disparar o laser ultra sónico sobre os pobres amendoins ele subiu na nave especial alienígena e mijou no sistema eléctrico, sendo esturricado de imediato. Dizendo as últimas palavras: - Salvem os amendoins!

Os Titãs conseguiram deixar-me a pensar nesta treta da reflexão sobre a vida. Construíram uma grande canção sobre a história da vida e sobre a condição humana, ou sobre a vidinha, como quiserem…Porque é no hoje que se encontram as oportunidades...