terça-feira, 16 de maio de 2006

Os Beatles cantados por artistas portugueses



Um achado, comprado na Worten por 90 cêntimos! Um disco repleto de História. Um bem precioso, algo único que representa os loucos anos sessenta, onde a malta nova usava bigode e combatia numa guerra inútil e a censura cortava toda a informação, incluindo a música vinda do estrangeiro. Os Beatles, com a sua força imensa conseguiam ir penetrando neste nosso pequeno país. A força da música vencia o clima repressivo que por cá se vivia. Os Beatles inspiraram aqueles que queriam fazer a diferença. Numa época em que uma guitarra valia mais que uma arma.

É possível ouvir o Duo Ouro Negro a Cantar Agora Vou Ser Feliz (I Want To Hold Your Hand) uma versão lusa desta grande canção. A banda portuense Jota Herre toca a Penina, música que foi composta especialmente para eles pelo Paul McCartney em 1968 aquando a sua estadia no Algarve. O Carlos Bastos faz uma excelente versão, a roçar o fado da Hey Jude, acompanhado pelo grande António Chainho.

O disco é composto por inúmeros nomes que na altura eram ainda anónimos, desconhecidos, mas que hoje são sobejamente conhecidos. Gente que tentou fazer algo, aventurando-se, alguns em português, outros em inglês.

Para não falar do Mestre, o grande José Cid, que com o seu Quarteto 1111 interpreta um tributo muito próprio aos Beatles, com Ode To The Beatles.

Cito um comentário que li algures nos meandros da internet:

All you need is Lisboa é um diamante, lapidado por 17 bandas portuguesas nos nossos loucos 60’s, e que loucos, a avaliar pelo tom pop adulterado das versões aqui apresentadas. Para muitos será o reviver de velhas músicas e velhos ídolos. Para outros um apanhado kitsch da loucura do tempo dos nossos pais. Para todos será mais uma boa forma de imortalizar não os Beatles, mas todos estes grandes nomes que tanto deram à música portuguesa
.