segunda-feira, 8 de maio de 2006

O IndieLisboa 2006 em Guimarães



O Centro Cultural Vila Flor é uma das entidades que este ano recebe a extensão do IndieLisboa2006 – Festival Internacional de Cinema Independente. Numa organização conjunta com o Cineclube de Guimarães, irá passar três filmes da selecção oficial do IndieLisboa. As sessões são gratuitas...

Workingman's Death



O filme de hoje trata uma viagem que começa na Ucrânia, com os Heróis: mineiros que trabalham em minas de carvão. Passa pela Indonésia onde encontramos os Fantasmas: homens que carregam pedra pela montanha abaixo. Depois vamos ao encontro dos Leões, na Nigéria, homens que trabalham num matadouro. A próxima paragem é no Paquistão, onde os Irmãos desmantelam navios monstruosos. Para finalizar este épico admirável e muito provocador que denuncia o trabalho que ninguém vê, realizado nas mais duras e extremas condições. O último episódio passa-se na China. O Futuro pode ser vislumbrado nas fábricas de transformação de ferro e aço.

As imagens, sobretudo na Nigéria são muito fortes, impressionantes, resultando num documentário com muito valor, sendo considerado um hino ao trabalhador. É disto que a nossa sociedade precisa. De uns choques para acordar. Adorei o documentário e recomendo-o vivamente.