segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Devaneios em alto mar



Será isto um sonho, nada mais do que isso? Estarei mesmo cativo do General Atum? Tento lutar mas não consigo, vejo-me a ceder, a ser vencido por um peixe! Negar é o que me resta, além do saber nadar, que é coisa que não sei. Balanceio nas ondas. Sofro com os caprichos do mar. As escamosas torturas que me assolam, os fantasmas que me perseguem, mesmo debaixo de água. Pousar os pés no chão. Pés encharcados. Algas malditas que me sugam. Uma prisão é o que é. Vejo-me prisioneiro fechado num vasto limite. Morrerei aqui? Quem sabe se sim. Quem sabe que não. Eu não, não sei de nada. Tento fugir, tento fingir, tento seguir em frente… em vão. Isto não existe; eu não existo. Serei um peixe? Um peixe como o pequeno Pimplopeixopete?

Abro um buraco na água, ouço vozes. De onde vem este som? Da minha mente? Tenho de me esconder, o peixe maldito voltou! Será desta? Faz hoje quinze dias que estou cativo das ondas, debaixo de água….