quarta-feira, 7 de junho de 2006

Alguém me pode explicar isto?



Ontem, na RTP tive o desprazer de assistir a uma reportagem sobre o movimento Frente Nacional. Preferia não o ter visto, já olhava esse movimento sem lhe dar o mínimo valor, mas agora conheço melhor os seus ideais, e estes são completamente vazios, associam-se a símbolos ridículos e a palavras de ordem ocas.

Um dos dirigentes falava para as câmaras, atrás dele, na parede, era possível ver uma foto de tamanho razoável do Adolf Hitler. Suásticas por todo o lado e cabelos rapados protestando contra os brasileiros, angolanos, indianos, chineses, enfim, contra tudo o que é estrangeiro. Passou também imagens de um concerto, a banda chama-se Ódio e toca um punk violento, as letras das músicas reflectem os seus ideais bacocos.

Juro que tento perceber o que se passa naquelas mentes, mas não consigo. Por isso foi com satisfação que ouvi a notícia de que Mário Machado, dirigente da organização de extrema-direita Frente Nacional tinha sido detido. A detenção ocorreu na sequência mesma reportagem exibida horas antes pela RTP, onde o nacionalista defendeu a ideologia de extrema-direita e o uso de armas, para tomar o país de volta (dizia ele)…

É lógico que esta detenção apenas servirá para que o movimento se una e se sinta posto de lado, alvo de uma maioria que não os aceita, fará com que eles se sintam como os que eles odeiam cegamente. E assim o ciclo vicioso do ódio se vai alimentando…

Espero para ver…