terça-feira, 13 de dezembro de 2005

Pena de Morte!

No encalço do ano 2006 ainda se assiste a estas histórias tristes e selváticas!



Por esta hora estará já morto o cidadão norte americano Stanley "Tookie" Williams. O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger não aceitou os diversos apelos para que a pena de morte não fosse aplicada mais uma vez!

A execução do Williams, por injeção letal como estabelecem as leis da Califórnia, aconteceu um minuto após a meia-noite de segunda para terça-feira. Williams transformou-se assim no 12º preso executado na Califórnia desde 1978, quando foi reinstalada a pena de morte. Neste período de tempo morreram mais 48 pessoas no "corredor da morte" da prisão de São Quintín, na baía de San Francisco, de causas naturais, suicídios ou overdose.

O facto é que o fundador do famoso grupo "Crips", de Los Angeles, se transformou num símbolo contra o que muitos consideram uma barbárie.

A história de Williams é quase lendária, por causa de sua vontade de se refazer e lutar contra a violência que ajudou a promover na adolescência.

Os seus seguidores, que acabaram de o propor para o Nobel da Paz pela sexta vez consecutiva, alegam que os juízes têm que levar em conta a recuperação de Williams, refletida na série de nove livros para crianças que tem escrito durante sua longa estadia na prisão, e que lhe valeram uma indicação ao Nobel de Literatura.

Williams foi condenado à morte em 1981 por matar a tiro Albert Owens dois anos antes, e pelo assassinato dos proprietários de um motel de Los Angeles e a filha de ambos durante um assalto, também em 1979. Ainda eu nem sequer havia nascido!

Não quero de modo algum ilibar este artista dos crimes que cometeu. Nem serei eu a julgar a situação. O me me impressiona é a palhaçada das condenações à morte... Mas... Vozes de um burro como eu por certo nunca chegarão ao céu...