segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Noite de sábado: Malena



Um filme apaixonante e realista onde brilha a classe da Monica Bellucci.

Itália, 1941. Mussolini está no poder, e o país em guerra. Numa aldeia da Sicília, Castelcuto, Renato, um rapaz de treze anos recebe uma bicicleta como prenda de ano e ao mesmo tempo, conhece a mulher mais bonita da aldeia, Malena, e desperta para o amor. Malena trata do pai, enquanto espera que o marido regresse da guerra. De uma beleza estonteante, ela desperta paixões não só entre os jovens, mas também entre os homens mais velhos. E desperta também a ira das mulheres, que vêem nela uma ameaça. Quando chega a notícia de que o marido morreu, Malena passa a ser o alvo de todos os homens da pequena aldeia. Ela acaba por ceder, tornando-se numa prostituta. Renato acompanha tudo de longe, tomando conta da sua amada.

Giuseppe Tornatore, cria uma atmosfera de encantadora nostalgia, levando o espectador a ter uma visão do mundo de Renato, o jovem adolescente apaixonado.

Um filme apaixonante e realista, "Malena" recebeu duas nomeações para o Óscar em 2001: Melhor fotografia e melhor Banda sonora, nomeações para os Prémios Bafta e para o Urso de Ouro do festival de Cinema de Berlim em 2001 e ganhou o Premio David di Donatello também em 2001 para a melhor fotografia.