domingo, 6 de agosto de 2006

Mirandela - dia Três



Foi dia de visitar a bela localidade de Vila Flor, povoado que caiu nas boas graças de D. Dinis... Vila Flor, segundo reza a tradição, foi assim baptizada no século XIII pelo rei Dom Dinis, de tal modo conquistado pela beleza desta terra fértil. No meio do nada...



A primeira coisa a fazer foi uma visita ao Museu... Aquilo mais parecia um bazar Chinês; com isto quero dizer que tem de tudo. Aquele espaço, embora reduzido está repleto de preciosidades, raridades e curiosidades. O senhor simpático que me guiou conseguiu que eu me apaixonasse por aquele local onde cada peça conta uma história. Desde missais, computadores, telefones, cartas, livros, pinturas, manuscritos, moedas, vestuário, electrodomésticos, forais... e uma secção dedicada a África que exibe animais embalsamados, armas de caça, artesanato. Possui também uma secção de louças...

Enfim, uma panóplia de artefactos muito rica do ponto de vista histórico/cultural que em recomendo vivamente... Mesmo muito bom!



Boss AC num concerto muito mau... O astro do Hip Hop tuga esteve presente nas festividades da cidade. O artesão de ritmos e de palavras: "Tu não andas... tu deslizas", e "Só queria ser uma mosca para pousar em ti" levou o público ao rubro. Restou-me ficar de braços cruzados a contemplar a assistência. Bonés, cuecas à mostra, atitude rebelde e parecia que estava na Amadora ou em Chelas. Tive medo que me apontassem uma naifa e me sacassem a carteira. Mas de rufias... apenas tinham o aspecto. Refrões muito maus mas que entram de imediato no ouvido. Aguentei vinte minutos e desisti...